Eduardo Valente - Marketing Digital
Estratégias para
Alavancar suas vendas
Receba de graça dicas para turbinar
as suas vendas, hoje mesmo!
Eduardo Valente
Respeito sua privacidade. Eu também odeio spam!

Domínio para seu site

Você está pensando em começar os negócios no mundo virtual? Vai encarar um esse novo desafio e está procurando algumas dicas sobre o assunto? Saiba que aqui é o melhor lugar que você poderia estar. Mas antes de começar, deixa eu te fazer uma pergunta:

Você sabe o que é um domínio?

De modo geral, domínio é o endereço eletrônico aonde seus clientes usarão para acessar a sua loja virtual.  Não é caro comprar um, mas, assim como um endereço físico, o domínio é único e não há dois idênticos na rede e antes de sair por aí criando o domínio para a sua empresa, tome muito cuidado, pois devemos considerar alguns itens básicos antes de tomar a decisão final.

 

Dicas de como escolher um bom domínio:

 

Dica 1# Quanto menor, melhor!

Quando você estiver pensando no nome para o seu domínio, não se esqueça de pensar nas pessoas que irão acessar seu site.

  • Crie um domínio que ao falar para alguém não tenha que ficar soletrando. Que seja fácil o entendimento.
  • Quando é fácil de entender, é fácil de gravar (#FicaADica). Acredito que você quer ser lembrado.
  • Evite expressões em outros idiomas, principalmente se o produto ou serviço fornecido for algo que atende de forma nacional (as pessoas irão fazer suas pesquisas nos buscadores nos idiomas nativos).
  • Misturar números e letras pode até parecer criativo, mas provoca uma confusão para as pessoas que vão digitar, tome cuidado com o uso dessas misturas.
  • Domínio enorme é um GRANDE Imagina só a dificuldade em ter que digitar dezenas de caracteres e no final, após apertar o enter, descobrir que tem alguma letra errada e vai ter que refazer tudo? Horrível, não é? Então não faça que seus clientes tenham esse trabalho desnecessário.

 

Dica 2# Seja original.

Há pessoas que querem aproveitar o ”vácuo” de uma grande marca e colocam o domínio parecido achando que assim conseguirá atrair alguns visitantes por acaso. Isso é uma bobagem e vou te dizer o porquê:

O que você investir de publicidade em sua marca será em vão, tendo em vista que as pessoas poderão até ver, mas irão associar a propaganda à outra marca que é mais famosa ou já te identificará como uma cópia. Ou seja, você continuará fortalecendo ainda mais o nome da concorrente.

Ainda está na dúvida? Imagina só que você decide abrir uma empresa de calçados e colocar o nome de Nikke. Quando o cliente ver isso, você acha que ele vai entender a sua marca ou lembrar da Nike ?

 

Dica 3#  Evite hífen(-) ou underline(_).

Esses “companheiros” geralmente são usado naquela nossa primeira conta no Gmail ou Hotmail. Por falta de disponibilidade acabamos acrescentando esses caracteres nos email, mas não faça isso em seu site. As pessoas tendem a esquê-los e isso é a última coisa que você pode desejar. Não tem problema nenhum em deixar as palavras juntas, fique tranquilo.

 

Dica 4# Procure relacionar o seu domínio com o seu produto.

Essa é uma das dicas mais importantes, por quê? por quê? por quê?

As empresas, quando não tem a sua marca forte e também não tem condições de investirem de forma “agressiva” e “pesada” nesse requisito, devem optar por um domínio que lembre o produto ou serviço.

– Mas não vai ficar estranho?

-Não e vou te dizer o motivo:

Imaginemos que você tem uma empresa cujo nome é XYZ Brasil ltda e que você trabalha com a venda de coxinhas para eventos. Em vez de você criar um domínio como www.xyzbrasil.com.br e na página fazer a divulgação do produto, o mais interessante é que você use o domínio www.coxinhasparafestas.com.br .

Essa é uma das formas mais eficazes para que os clientes lembrem-se de você e, de quebra, ainda estará bem ranqueada nos sites de buscas.

 

Dica 5# Atenção com o Cacófato.

Não sabe o que é um Cacófato? É o encontro de vocábulos ou sílabas que formam nova palavra de sentido ridículo ou obsceno. Quando eu te apresentar um exemplo, tenho certeza que sua mente irá clarear.

Ex.: Por cada (porcada); Boca dela (Bo –cadela); Essa fada (Es-safada)

Então tome cuidado para que o seu domínio não se torne uma piada alheia e algo constrangedor.

É como o Bill Gates já dizia: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios”.

Espero que você esteja dentro e que aproveito esse oceano de clientes que estão te esperando.

É isso pessoal, tentei passar de forma resumida e mais simples possível.

Lembrando que é sempre importante procurar um profissional para te assessorar no processo de criação do domínio, hospedagem e desenvolvimento do site.

Gostou da leitura? Espero que sim. Corre lá na minha página no Facebook Eduardo Valente, lá você vai encontrar mais materiais importantes para melhorar o seu desempenho na internet. Muitos estão precisando encontrar um material como este, que tal compartilhar com seus amigos.

Forte abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *